segunda-feira, 31 de março de 2014

A melhor partida do ano!


souza2
Estranho. As conversas apontavam que a maresia, a má vontade do elenco nos jogos era por conta da suspensão dos “bichos” por triunfo. De repente, surge a notícia de um “pacto” de Ney Franco com atletas e diretoria e vimos um Vitória avassalador, ligado, com “fome” de gol e de bola e que triturou o ECPP, quando no último jogo vencemos em dois lances fortuitos numa atuação lamentável. Jogador de futebol e do Vitória, em especial é cheio de melindres, de conchavos esquisitos.
Mas enfim, o triunfo por 6×0 e a bela atuação reanimou e motivou a torcida para a final contra as sardinhas. Logo aos dois minutos Souza foi lançado na pequena área, ganhou do zagueiro e tocou pro fundo das redes. Vitória 1×0.  POuco depois, aos 15 minutos, em outra grande jogada insinuante, o Leão ampliou com Hugo, com uma assistência fantástica de Juan, novamente como armador. Aos 22 minutos, Ayrton (de repente) voltou a assustar nas cobranças de faltas, soltou uma “fooorte bomba (leia com a lembrança do narrador de Ronaldinho Soccer 97″, o goleiro “enjoou” e Juan, de primeira fez o terceiro.
Era o Vitória de 2013 em 2014, rápido, insinuante, agressivo e letal nos ataques. Será mesmo que o problema era a questão do bicho por triunfos? Qual foi deste pacto? Por que só agora momentos antes da partida foi divulgada esta informação? Mistério dos bastidores e ainda tem gente que acha que futebol é só dentro de campo! Vamos fazer uma retrospectiva, este ano nunca abrimos 3×0 tão rapidamente e nem jogamos com a movimentação e garra como foi o jogo de hoje.
Ayrton fez dois golaços na goleada sobre ECPP
Ayrton fez dois golaços na goleada sobre o ECPP
No segundo tempo, o Leão (como de costume) diminuiu o ritmo, mas nem assim ficou naquele futebol de lexotan ou no ritmo lento quase parando de Confortably Numb do Pink Floyd. Era um outro espírito de equipe, saiu aquele time que jogava apenas por “obrigação do ofício”, para um que encarava o ECPP como um rival de alto nível, e que tinha que jogar no máximo para derrotá-lo.
Aos 21 minutos, outra falta pro Leão e Ayrton, a la Petkovic meteu a redonda lá no ângulo. Vitória 4×0. Aos 32 minutos, Willian Henrique que vinha fazendo a sua melhor atuação como titular em toda sua história pelo rubro-negro, incorporou o talento de CR7. Bastou vestir a 7 e o abusado conseguiu dar cada drible sensacional nos adversários e fez mais um golaço em cima do bode. Catou meio mundo de zagueiro e chutou forte para fazer Vitória 5×0. Seis minutos depois, Mansur (cara de preá, orelha de abano) cruzou na área, o zagueiro cabeceou para a entrada da área e Ayrton pegou de primeira num chute violentíssimo e no canto direito do arqueiro conquistense. Vitória 6×0.
Mesmo dando o desconto de ser campeonato baiano e contra uma equipe que nada faz de interessante fora de nossas fronteiras, para quem estava vendo um futebol tão feio, tão sem graça e ver um time alegre, vibrante, com direito a William Henrique e Juan se abraçarem, falarem entre si bem diferente do que foi visto no jogo anterior. Fica a dica de que realmente, no futebol há muita coisa entre o vestiário e o campo de jogo que o torcedor comum desconhece e que raríssimas vezes a notícia é divulgada ao grande público.
Espero que realmente as insatisfações que pareciam estar evidente a cada jogo do Leão tenham sido sanadas e que a alegria do time em campo hoje seja o prenúncio da volta daquele espírito aguerrido, ousado e focado em vencer seja quem for o oponente, dentro ou fora de casa. E se for realmente o que eu estou pensando…cuidado sardinha…a sua batata está assando…novas sapatadas estão por vir.
PS-1: A prova de que o jogo foi atípico. A torcida que tanto criticou e se irritou com a vinda de Souza gritou “Uh é caveirão” efusivamente depois do primeiro gol dele com o manto rubro-negro.
PS-2: Tem jogador que já tem um mês no rival e ainda não fez um gol, Souza já fez na segunda partida. #chupasardinha
PS-3: Dão, outro contestadíssimo pela torcida e já numa suposta pré-lista de dispensa, entrou em campo, ganhou todas as disputas de bola e teve seu nome (imaginem senhores) cantado pela galera. Como dizia Félix em Amor à Vida, é o apocalipse.
PS-4: Hugo, tão desconfiado por mim, fez o segundo gol, logo depois do de Souza…#linguatorradanabrasa
NOTAS E AVALIAÇÕES
Wilson não foi muito exigido. 8,0
Ayrton fez uma boa partida e 2 golaços. 8,5
Salustiano deu conta do recado. 8,0
Defendi teve uma atuação menos ridícula. 7,0
Mansur fez o básico. 7,0
Marcelo precisa jogar mais sério. 6,5
Cáceres precisa voltar a jogar o que apresentou no início do nordestão. 7,0
Hugo teve uma boa prestação tática, marcou seu primeiro gol, mas precisa ser mais incisivo. 7,0
William Henrique deu um alento que pode ser jogador de 90 minutos ou foi apenas “inspiração CR7″ por vestir a sete? 8,0
Souza mostrou que tem mais recursos técnicos do que Dinei, como mais mais habilidade, passe, força física (não cai toda hora). 8,5
Juan fez a sua melhor partida como meia desde o início do jogo. 8,5
14 Dão entrou e surpreendeu. 8,0
16 Mauri entrou bem mais uma vez. 8,5
19 Adailton também entrou bem e quase fez um golaço. 7,5
Ney Franco arrumou o time neste jogo, soube usar o banco de reservas e parece que surtiu efeito a sua palestra, ou melhor, o pacto proposto. Pacto este que foi divulgado minutos antes, mas sem muitos detalhes (ou teve e eu não peguei?). 10.
Casa Rubro Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário