terça-feira, 27 de agosto de 2013

Protocolar eliminação ou surpreendente classificação?

coritiba-vs-Vitoria

É com esta pergunta que abro o texto de pré-jogo, pois a julgar pelas últimas partidas fora de casa, o retrospecto de Caio Júnior em competições mata-mata com o Vitória e pela falta de atitude do time em campo a pergunta “protocolar eliminação” faz todo o sentido e mesmo a gente ter vencido a primeira partida por 1×0 será sim uma surpreendente classificação nossa, depois de virarmos de vez time-bônus em partidas longe de Salvador, ou seria melhor “animador de festa” ou “hospital” a quem nos enfrenta?
Por sorte rubro-negra, o craque Alex continua de fora e o Coritiba não terá este diferenciado jogador, que a qualquer momento do jogo consegue um passe espetacular ou aparece do nada nas finalizações quase sempre certeiras, além do potencial 20 nas cobranças de falta (esta foi pra quem joga e conhece as estatísticas do Football Manager). E o seu reserva imediato, o meia Lincoln também está indisponível, por isso ele vai improvisar Vitor Junior (meia que geralmente joga como extremo) como meia organizador central, porém terá a contribuição do habilidoso e abusado angolano Geraldo, que fará a ligação do meio para o centroavante Bill.
Por estas razões, se o Vitória fosse um time normal, sem traumas e sem complexo de vira-latas seria uma partida parelha e que poderíamos vencer até bem, ou se classificar com um empate ou até mesmo com uma derrota por um gol a partir de 2×1, sem tomar grandes sustos. Mas como se trata do Vitória, que é a cara da sua gestão, isto é, sem fibra, sem garra, sem foco e que ainda conta com um treinador que acha que podemos jogar na tática do Barcelona, mas sem agredir o adversário e que paradoxalmente não acredita de fato no nosso time, fica complicado. Qualquer jogo fora de casa contra qualquer time a expectativa é perder jogando feio mesmo!
Sem poder contar com Michel, o treinador poderia muito bem aproveitar Edson Magal e Elizeu pra fechar mais o meio de campo, mas ele insiste nesta tática suicida de jogar sem volantes e de manter um meia improvisado no setor, mesmo quando este cara já está bugado negativamente. O que Cáceres está fazendo para continuar como titular, Caio Junior? Será que se ele fosse um pia da base de 18-19 anos teria tanta paciência e confiança de sua parte? Será que Mineiro, por exemplo, teria esta sua proteção? Perguntar, não ofende.
Nem mesmo o Barcelona abdica de um volante pegador, no esquema atual eles jogam com Sergio Busquets, que é um volantão a moda antiga, apesar do mesmo ter boa precisão de passes e uma certa técnica. O Bayern Munique usava recentemente Javi Martinez e Luiz Gustavo, e as vezes um dos dois, só agora com Guardiola que ele joga com dois “segundos volantes”, que são Schweinsteiger e Tony Kroos, mas ele pode fazer isso porque tem laterais e zagueiros confiáveis, que são bons tanto na defesa, como no apoio e possuem técnicas apuradas, além de que Schweinsteiger e Tony Kroos respeitam rigorosamente o esquema tático e não se furtam em marcar.
Agora vem Caio Júnior querer implantar esta “filosofia” num time com zagueiros e laterais abaixo da crítica e com um ataque super improdutivo e ainda insinua pro time não cometer faltas e evitar tomar cartões…difícil de entender. E ainda encontra-se torcedor que ache que Caio Júnior não tem culpa na queda do rendimento do time e nem me falem das contusões, pois mesmos com todos os titulares, o time já vinha se portando muito mal, principalmente na parte defensiva!
Enfim, como eu já disse, em condições normais entre dois clubes que gostam de jogar futebol sem muita frescura, a partida de hoje é bem parelha e que pode selar sim a classificação do time visitante, que é o nosso Rubro-Negro, porém se a gente continuar jogando apenas por “obrigação”, por força das tabelas oficiais, sem nenhum tipo de interesse e vontade em vencer seus jogos, a gente vai sofrer mais um revés esta noite, mesmo com o adversário sem seus principais jogadores e sendo do mesmo porte que o nosso! Temos que ter vontade, disposição e metas, não só dentro desta partida como no próprio torneio! Se faltar mais uma vez estas coisas é tchau Sulamericana, doa a quem doer!
ESCALACAOES_COXA-VS-VITORIA

Fonte : Casa Rubro Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário