quinta-feira, 29 de agosto de 2013

De quem é a culpa?

Com direito a (mais) uma fraca exibição, perdemos para os reservas do coritiba de 1×0. Mais fraca ainda foi o aproveitamento dos pênaltis: 3 em 6 batidos. E com isso ficamos fora de mais um torneio na base do mata-mata neste ano de 2013. Primeiro foi o Nordestão, que caímos no primeiro mata-mata com direito a cair de 4 aqui no Barradão para o ceará. Depois foi a Copa do Brasil, que caímos também no primeiro mata-mata contra o “poderoso” salgueiro. E agora na Sul-Americana, eliminado, também de cara, no primeiro mata-mata da competição. De quem é a culpa?
Em 2013, o único torneio este ano que nos “demos bem” foi o fraco e limitadíssimo baiano, que repetimos anos após anos – e com toda a razão – que não é parâmetro para nada. As goleadas impostas ao rival serviu para a diretoria minimizar as falhas do elenco e para a torcida ficar em estado de êxtase. Mas agora parece que caímos na real, juntamente com a diretoria que já estampou no site do clube que o objetivo agora é chegar aos 45 pontos no brasileirão para escapar do rebaixamento. É verdade, meu caro torcedor. Sonhe com títulos no Brasileirão, Sul-Americana ou, no mínimo, uma vaga para libertadores, e acorde com a fuga do rebaixamento.  Não é mole, não! E de quem é a culpa?
Esqueçam aquela história contada pela diretoria de termos elenco para disputar duas competições e brigar pelo título de ambas e muitas outras entrevistas dizendo que ia brigar pelo título ou vaga na libertadores. Tudo parecendo papo de político e conversa eleitoreira - e não é que esse ano tem eleição no ECV? - para boi dormir. Conversa para enganar o torcedor, a quem eles gostam de cobrar sistematicamente a presença em todos os meios de comunicação possíveis e ficar fazendo ameaças de ter que se desfazer do elenco. Sobre esse último, acredita-se que o grande interesse mesmo é inviabilizar o Barradão para entrar de vez no consórcio AFN (mas isso aí é papo para outro post). Enquanto isso, martela a pergunta em nossa cabeça: “De quem é a culpa?”.
É notório que temos problemas.  O nosso técnico atual não sabe armar um time quando suas principais peças não podem jogar. Entendo que ele tem que jogar com o que tem no momento, mas isso ele não sabe, assim como não sabe variar esquema tático quando precisa.  A leitura do jogo dele é fraca e suas substituições sempre previsíveis. Com ele só ganhamos mata-mata no fraco baiano, perdemos todos os outros que tínhamos direito e  ainda com direito a humilhação do vovô. Se técnico vive de resultados, esse aío já deveria estar morto e enterrado.  Será que a culpa é dele?
O preparador físico e/ou departamento médico também é algo preocupante. Por que tanta lesão muscular ainda no primeiro turno? Isso não acontece em outros times com carga igual ou superior a nossa.  Será que a culpa é deles?
E a diretoria e o gerente de futebol também contribuem com a falta de qualidade no elenco. Não temos peça de reposição. E não temos substitutos a altura para Maxi e Escudero. Todos sabem há muito tempo que nossa zaga é fraca, temos problemas crônicos nas laterais, não temos matador, etc. e etc. Ou seja, nenhuma novidade desde ano passado.  E continuam trazendo bonde para engordar a folha, como Davi Braz, Daniel, Pedro Oldoni, Giancarlo, Camacho e tantos outros. Será que a culpa é deles?
E alguns mistérios seguem sem esclarecimentos: Cajá desaprendeu a jogar? Rômulo não sabe mais o caminho das traves? Por que Lúcio Maranhão não deu certo aqui, já que ele continua fazendo gols por onde vai? Cadê aquele Marquinhos “Salvador” de 2011? Por  que Michel parou de ser aquele pitbull na zaga? Por que cedemos Willie ao vasco, mesmo com falta de elenco? O DM do clube faz promoção para atrair jogadores? De quem é a culpa (ou explicação) disso tudo?
Mas se querem mesmo saber de quem é a culpa, pergunte ao presidente Alexi Portela Jr. Ele é “o mestre” quando o assunto é encontrar um bode expiatório. Ele sabe culpar jogador, técnico, diretor de futebol e até a torcida. O único que não é culpado é ele.

Fonte : Voz Rubro Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário