domingo, 30 de dezembro de 2012

Restrospectiva 2012: acesso à Série A no sufoco marca temporada do Vitória

por Marivaldo Filho, do Bocão News
 


Apesar do sufoco, a principal meta estabelecida para o ano de 2012 foi alcançada: o acesso a Série A do Brasileiro. Após o Campeonato Baiano e a Copa do Brasil, o Vitória “encaixou” na Série B e encantou o Brasil no primeiro turno da competição.  Os principais momentos do rubro-negro em 2012 foram levantados pelo Bocão News na retrospectiva da temporada.
 
O ano do Vitória começou com muita desconfiança por parte da torcida. O fracasso na tentativa de acesso em 2011 ainda pairava sobre a Toca do Leão.  E o campeonato baiano começou com o rubro-negro atuando de forma irregular. Sob o comando de Toninho Cerezo, goleadas e boas exibições eram interrompidas por tropeços inesperados.
 
Mas já chamava a atenção a forma do centroavante do time. Eram frequentes as aparições de Neto Baiano pedindo música no Fantástico por anotar três tentos em uma partida. Já no Baianão o artilheiro se consolidava como o maior goleador do Brasil na temporada.
 
A diretoria rubro-negra não esperou muito para demitir o treinador Toninho Cerezo. Após empate contra o Vitória da Conquista no Barradão, no dia 4 de abril, o técnico que fez sucesso em 2009 – quando levou o clube até as semifinais do Brasileiro – foi dispensado da Toca do Leão.
 
Como de costume, o “tampão” Ricardo Silva foi chamado para apagar o incêndio e assumiu, interinamente, o comando do Leão.
Não durou muito. No dia 28 de abril, Paulo Cesar Carpegiani assumiu pela segunda vez o comando do time com a missão de conquistar o título baiano e lutar pela Copa do Brasil.
 
No dia 13 de maio, um duro golpe para a equipe e a torcida. Após 10 anos, o Vitória vê o seu maior rival vencer o campeonato baiano em uma partida emocionante em Pituaçu, que terminou com o placar de 3 a 3. O rubro-negro jogava por uma vitória simples para conquistar o título.
 
 Na Copa do Brasil, o rubro-negro fazia uma boa campanha até cair diante do Coritiba, no dia 24 de maio, após uma goleada por 4 a 1.
 
As derrotas no Baiano e na Copa do Brasil evidenciaram a necessidade da contratação de reforços. O Vitória montou um grupo forte que se manteve nas primeiras colocações desde o começo da Série B.
 
Mesmo com o rubro-negro indo bem no campeonato, jogadores como o goleiro Deola e o lateral-esquerdo Gilson chegaram para tentar solucionar os problemas nas posições mais carentes do time.
 
O Vitória embalou e ao fim do primeiro turno tinha a maior campanha da história dos campeonatos de pontos corridos no Brasil. Era recorde atrás de recorde quebrados. A torcida abraçou o time e tudo indicava que, pela primeira vez, conseguiria um título nacional de destaque no futebol profissional.
 
Quando tudo parecia estar encaminhado, crise e queda de rendimento. Nos bastidores, notícias davam conta de existia uma divisão na equipe. Os conflitos dos jogadores com o treinador Carpegiani e divergências no valor da premiação pelo Título da Série B teriam contribuído para a diminuição do ritmo da equipe na Série B.
 
A venda do então artilheiro do Brasil na temporada também deixou parte da torcida insatisfeita.  Neto Baiano foi para o Japão e William foi imediatamente contratado para assumir a posição de artilheiro do time.
 
O Vitória viu diminuir a larga vantagem que construiu no primeiro turno e o acesso já não era mais “favas contadas”.  Carpegiani não aguentou a pressão dentro e fora de campo e pediu demissão no dia 21 de outubro.
 
Após uma nova tentativa com Ricardo Silva, Paulo Cesar Gusmão foi contratado com a missão de confirmar o acesso à Série A. No dia 24 de novembro, em partida válida pela última rodada da Série B, o Vitória necessitava apenas de um empate, diante do Ceará, no Barradão, para voltar à elite do futebol brasileiro. E foi isso que aconteceu. Após dramático empate em 1 a 1, o rubro-negro conquistou o tão sonhado acesso que, mesmo no sufoco, cumpriu a principal meta do clube no ano.
 
A torcida do Vitória comemorou muito pelas ruas da cidade. Depois de conquistar uma vaga na Série A, mais uma comemoração para a torcida rubro-negra. Desta vez, com os juniores. Na primeira edição da Copa Brasil Sub-20, os juniores do Vitória fizeram bonito e conquistaram o título nacional que o profissional ainda não tem.
 
A conquista da garotada dá esperança para a torcida rubro-negra de revelação de novos talentos para o profissional. A divisão de base do clube mostrou mais uma vez o seu valor e a importância de ser tratada com muito carinho e responsabilidade pela diretoria do Esporte Clube Vitória.
 
O técnico Caio Júnior, contratado no final do ano, chegou em tempo de assistir os jovens do Sub-20 conquistarem o título e se comprometeu em aproveitar os talentos da base no profissional. É o que a torcida espera: aliar os talentos da base com contratações de peso para construir um Vitória forte e competitivo em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário